sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Relatório dia 13/08

Hoje a  professora Rossana sedeu o horario para terminamos a prova de portugues depois  a professora passou a seguinte atividade no guadro: Fazer no caderno o resumo paginas 82a90 , e exercicio no livro paginas 89e90
Resumo das paginas 82 a 90
A chegada de escavos da Africa teve inicio já nas primeiras décadas de colonização do brasil .
O tráfico negrero para Pernambuco e da Bahia se intensificou e , em 159, foi legalizado pelo  rei português D.Sebastião , que  autorizava a captura de negros na África (principalmente na África Meridional, onde hoje estão, por  exemplo Angola , Moçambique  ea  a Republica Democrática do Cango),para o trabalho nas colônias.
Estima-se que , de 1551 a 1870 tenham sedo desembarcados no Brasil um total de 10.247.500 escravos  africanos.
Os africanos não só foram envolvidos , mas também se envolveram ativamente no lucrativo comercio transatlântico.
O tráfico de escravo  com a região  do Golfo  do Benin era feito principalmente, com  a cidade de Salvador. E era tão importante o peso desses trabalhadores na economia baiana, que, no princípio do século XVIII , foi iniciado  a construção de um forte para o depósito de escravos na região.
E os escravos que fizeram prosperar as usina de açucar do colônia do Brasil.
Por volta de 1550 , calcula-se que os portugueses tirassem  de lá  310 quilos  de ouro  por  ano .Na época o tráfico de escravos funcionava ao ontrário : os lusos levavam quinquilharias  e escravos  negros  de outras  regiões , como a costa do Benin , para os reis locais em troca do metal.
´´Malungu,Ngoma vem !`` era a expressão usada pelos escravos para avisar  os companheiros da chegada do senhor ou feitor .
Essa ´´ língua comum`` era aprendida na longa travessia atlântica ou na dura sobrevivência cotidiana e cultivada entre os escravos  como  uma das formas de resistêcia ao desenraizamento.
A escravidão da forma como ocorreu nas colônias americanas significava o fim das relações sociais.
Além de dar nomes cristãos aos escravos sem nenhuma relação com os lugare de origem , uma das providências para evitar as fugas dos  escravos era  puni-los com a separação dos membros da família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário