sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Relatório dia 1/10

Hoje a  professora Ana Clara apresentou o estagiário Leandro a professora falou com a gente a importância dos estudos até a faculdade ,fizemos conclusões sobre o debate a professora passou o seguinte no quadro: 
diretrizes curriculares Nacionais para a Educação das relações  étnico raçoes e para o ensino de história da África e Cultura Afro brasileira e africana lei 10.639/2003.

1 educação para as religião étnica raciais www.uel.br/...leafro/...dcn...
1.1 etnica x raça
      cultura/   conferente de caracteristicas genetica que distingue um grupo humano
1.2 relação étnica - raciais : convivencia coexistem diversos grupos culturais raciais numa mesma sociedade
1.3 - O papel da educação: promove o respeito às diferenças e o reconhecimento da diversidade cultural através da:
    a) Equidade: garantia de direitos iguais
    b) Liberdade de expressão das diversas manifestações culturais:

 Religiosas                      
 Linguísticas
 Intelectuais                      
  Artísticas
 Costumes                          
 etc...

2. História e cultura Afro-Brasileira e Africana: o que determina a Lei 10.639/2003

2.1 - Altera o artigo 26.A da lei 9394/1996 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional)

2.2 - Objetivos:
   a) Consciência Política e Histórica da Diversidade:

1. promover a igualdade básica de pessoa humana como sujeito de direitos.
2. compreender que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos étnico-raciais diferentes, com histórias e culturas diferentes.
3. valorizar a história dos povos africanos e a cultura afro-brasileira na construção da cultura brasileira.

   b) Fortalecimento de Identidades e Direitos:

1. romper com as imagens negativas formadas por diferentes meios de comunicação contra os negros e os indígenas.
2. criar condições excelentes de formação e de instrução a serem oferecidas nos diversos níveis e modalidades de ensino.

c) Ações Educativas de Combate ao racismo e a Discriminações
1. valorizar a aprendizagem relacionada às relações com pessoas negras, brancas, mestiças, assim como às relações entre negros, brancos e indígenas no conjunto da sociedade.
2. valorizar todas as formas de manifestação do pensamento e expressão: oralidade, corporidade, arte, por exemplo: a dança e a música, que são marcas da cultura africana.

3. aprender a valorizar o patrimônio cultural Afro-brasileiro, preservá-lo e difundi-lo.

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